4 dicas valiosas para aproveitar a quarentena

Atualizado: Abr 9

Aproveite este tempo para aprender algo novo ou por em prática algo que você fala para si mesmo que vai começar algum dia e nunca começa. Lembre-se #QuarentenaNãoÉFérias.

1. Como ter uma quarentena mais produtiva

  • Crie uma lista de atividades do dia e um horário para cumpri-las. Alterne entre atividades de lazer, estudo, trabalho, crescimento pessoal. Estabeleça 3 prioritárias.

  • Compartilhe essa lista com as pessoas que estão em isolamento com você. Elas irão entender que você tem seus objetivos e será mais fácil para ter seu "espaço", e claro, não esqueça de dividir as tarefas na casa.

  • Durante o dia não se apegue em cumprir a risca esses horários, mas isso irá facilitar que você as execute.

  • Ao final do dia de um "check" nas atividades e veja o que aprendeu com elas.

2. Conheça-se e trace metas para o seu futuro

Use esse tempo para se conhecer, entender suas habilidades, dificuldades, sonhos e assim, trace metas e estratégias de como você irá alcançá-las. Nossa dica é: faça uma roda da vida e use a metodologia SMART. A roda da vida é uma ferramenta que mede o nível de satisfação que você tem em vários âmbitos: como pessoal, profissional, relacionamentos e qualidade de vida. Através dela e de muita reflexão, você irá começar a traçar metas e ações para seu desenvolvimento e para ter uma vida melhor. Clique aqui para entender mais e saber como utilizá-la. E como traçar metas alcançáveis? Com a metodologia SMART, é uma ferramenta simples e prática, e que irá te ajudar muito nessa caminhada. Para aprender como usá-la clique aqui. Se uma das suas metas for criar um novo hábito, temos uma dica de ouro! 2.2. Como criar um novo hábito Para mudar um hábito reconheça qual é o seu gatilho, a rotina e a recompensa. Calma, vamos dar um exemplo para ficar mais fácil!

Supondo que o hábito que você quer mudar é parar de "comer doce todos os dias à tarde", entenda o porquê ele acontece.

  • 1º passo: identifique a rotina

A rotina é o comportamento que você quer mudar.

"À tarde, ando até a cafeteria, compro um brigadeiro enquanto converso com amigos, como e volto para sala de aula"


  • 2º passo: experimente com recompensas diferentes

O que você quer é o brigadeiro em si? ou a mudança de lugar? uma distração temporária? socializar com amigos? ou a energia que o doce te proporciona?

A recompensa, por mais que pareça, não é tão óbvia. Por isso, faça experiências e teste com recompensas diferentes para ver o que dá certo para você. Em vez de ir à cafeteria comprar o brigadeiro, encontre com amigos na cantina e converse alguns minutos. Ou coma um chocolate ou uma barrinha. Ou vá a cafeteria, encontre com os amigos e coma uma maçã. Programe um alarme após 15 minutos, se após esse tempo você ainda quiser o brigadeiro, seu anseio não foi satisfeito, logo a recompensa precisa ser trocada. Se após esse tempo, não tiver mais vontade dele, parabéns, você identificou sua recompensa!

  • 3º passo: isole o gatilho

Você está com fome? tédio? faz muito tempo que você se alimentou e houve uma queda na glicose do sangue? ou você só precisa de um intervalo?

  • 4º passo: tenha um plano (Só força de vontade não adianta!)

Já identificado a rotina, deixa e a recompensa, trace um plano do que você precisa para satisfazer seu anseio.

"Se sei que acontece em determinado horário do dia" programe um alarme e cumpra o plano. Obviamente alguns hábitos são mais difíceis de mudar. Mas esse modelo é um ponto de partida. Às vezes exige uma série de experimentos e fracassos, mas quando conseguir, você terá poder sobre seus hábitos. Comece por um em específico que deseja muito, após conseguir foque em outro e assim por diante.

Essas dicas foram tiradas de um livro que super recomendamos: "O poder do hábito - Chales Duhigg".


3. Não fique ansioso(a)! Tome atitudes que aliviam a ansiedade:

  • Evite assistir noticiários em excesso

  • Faça vídeo chamada com amigos e familiares

  • Pratique atividades físicas

  • Faça um alongamento todo dia ao acordar ou antes de dormir

  • Estabeleça uma rotina

4. Aprenda coisas novas!

Faça um curso online, leia um livro e para quem gosta de se aventurar na cozinha, teste novas receitas! Nossos diretores separaram os últimos livros que têm lido para você se desenvolver:


  • Presidência: Ikigai: os 5 passos para encontrar seu propósito de vida e ser mais feliz - Ken Mogi

  • Vice-Presidência: O monge e o executivo - James C. Hunter

  • Gente e Gestão: Comece pelo porquê - Simon Sinek

  • Marketing: Mindset - A nova psicologia do sucesso - Carol Dweck

  • Comercial: As Armas da Persuasão - Robert B. Cialdini

  • Projetos: SCRUM: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo - Jeff SutherlandJ.J. Sutherland

Aqui disponibilizamos alguns livros em pdf. Para se manter atualizado(a) e acompanhar nossos posts, cadastre-se pelo formulário do site e siga-nos pelo Instagram!

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